Desde cedo, mesmo antes de irem à escola, as crianças criam um repertório de conhecimentos cognitivos e emocionais que terão consigo e que conduzirão seus comportamentos e ações, consciente e inconscientemente.
Para cada estudante ter uma referência positiva que o incentive, apoie e acolha e auxilie na construção deste repertório a escola é fundamental neste processo, bem como, claro, a própria família. Estas são as principais, se não as únicas – dependendo da idade – referências sociais nas quais essas crianças e jovens estão inseridos. Para tanto, consideramos que quem escolhe o nosso Sagrado para fazer parte da formação deste ser humano é inserido em um contexto familiar de afeto, conhecimento e valores essenciais para a vida. Aqui, somos uma grande família!
Percebemos e reconhecemos o estudante integralmente, ampliamos seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro, com sucesso, respeitando seus conhecimentos, desenvolvimentos e construções.
É no brincar que a criança conhece o mundo e a si mesma, desenvolve capacidades e habilidades e desperta a vontade de conhecer, experimentar e aprender, para que se tornem indivíduos plenos e felizes.
Esta é a fase do direcionamento das habilidades, início da alfabetização e letramento, bem como, da orientação direcionada para a mediação de conflitos, tão comuns nesta fase de desenvolvimento.
São cinco anos no Ensino Fundamental I e, neste processo, capacitamos à leitura, interpretação, reflexão e resolução de problemas. De forma mais abrangente, há a compreensão do meio social e político que vivem, sendo uma fase muito importante na formação de atitudes e valores em relação ao mundo.
Aqui a orientação é destinada ao fortalecimento e aprimoramento de conhecimentos cognitivos, emocionais, morais, éticos e religiosos, pela observação das próprias atitudes e ações.
Nesse sentido, podemos afirmar que o grande objetivo do Ensino Fundamental é “ensinar o aluno a pensar”, para que possa agir com espírito crítico e atuar de maneira participativa e solidária na sociedade em que vive.
Fase de muitas mudanças, decisões, conflitos e escolhas.
Nesta fase, além do vestibular que se aproxima, a sociedade, por cultura, coloca o estudante para decidir qual será a “profissão da sua vida”. Além disso, o corpo muda, com picos hormonais que os deixam ainda mais intensos.
Em contrapartida, estão em fase de transição da adolescência para a vida adulta. Muitos comportamentos, pensamentos e conexões cerebrais que antes eram tão necessários e úteis na infância, não mais fazem sentido e uma nova vida se abre, com propensão ao tédio e ao desinteresse. Tranquilo? Não! Muitas mudanças, decisões e descobertas!
Os três anos do Ensino Médio no Sagrado Coração capacita o estudante a entender e se apropriar do que vem pela frente. Trabalhamos a consciência para os pensamentos, sentimentos e ações. Sabemos que na vida há competitividade e o respeito com valores bem fundamentados são a base para um adulto realizado e feliz.
Aqui, além do tempo integral, que faz referência ao horário que o estudante passa no colégio, pensamos e mediamos, também, o conhecimento de forma integral. Atentos, não sobrecarregamos e respeitamos a fase de desenvolvimento de cada criança, sua faixa etária, interesses e necessidades.
O Colégio oferece toda a infraestrutura para propiciar aos alunos bem-estar, segurança e a ampliação do seu universo social, emocional e cultural.
• O aprender a conhecer,
•O aprender a fazer,
• O aprender a conviver,
• O aprender a ser.
Faz parte também da proposta educativa fortalecer na criança uma imagem positiva de si, de modo a descobrir suas potencialidades de comunicação, integração social e cultural.
Oferecemos oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, o respeito e a convivência com a diversidade.
NOSSOS PARCEIROS
FALE COM
A GENTE!
ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAS